XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BARALHO PERIÓDICO: UMA NOVA ABORDAGEM PARA ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Autor: LUIS FELIPE LUNAU DE H CAVALCANTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66818
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66818&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66818&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66818
Resumo:
Título: BARALHO PERIÓDICO: UMA NOVA ABORDAGEM PARA ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Autor: LUIS FELIPE LUNAU DE H CAVALCANTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66818
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66818&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66818&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66818
Resumo:
O ensino de ciências no ensino fundamental, em especial a química,
representa uma quebra de paradigma para os alunos ao tratar de fenômenos que
requerem grande abstração. Dessa maneira, a química é considerada uma das
disciplinas mais difíceis desse segmento escolar. A falta de engajamento de ambos
professor e aluno no assunto dificultam ainda mais o aprendizado da química. Dentre
os assuntos abordados está a tabela periódica. A comunhão de diversos esforços na
história da química culminou na elaboração desse instrumento que é um dos mais
usados na atualidade pelos cientistas, o que demonstra a sua importância. O
entendimento dos motivos pelo quais a tabela tomou a forma que tomou e como ela se
organiza podem ajudar ao aluno fazer inferências sobre a disciplina da química e
melhor entender o mundo a sua volta. Existem cinco fatores que explicam a
aprendizagem: interação social; formato; reflexão e resposta pessoal; integração e
transformação; e crescimento. Se um desses fatores não for bem aplicado o aluno terá
dificuldade na aprendizagem. A gamificação vem como um instrumento para a
educação com o intuito de suavizar as disciplinas e ajudar no aprendizado do aluno.
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de baralho modificado
para o ensino da tabela periódica no segundo segmento do ensino fundamental. Foi
feito um levantamento bibliográfico onde dezesseis artigos descreviam jogos com a
tabela periódica. No baralho desenvolvido no presente trabalho, cada carta tem um
valor que deve ser descoberto pelos alunos a partir de seus conhecimentos da
estrutura da tabela periódica, e o objetivo é somar 21 pontos antes dos outros
participantes. Pretende-se com esses jogo competitivo disponibilizar uma ferramenta
de ensino vantajosa ao passo que permite aos jogadores uma percepção de progresso
no entendimento desse conteúdo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |