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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LUDICIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: JOGO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS Autor: LORRANNY DA SILVA BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66814
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66814
Resumo:
Título: LUDICIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: JOGO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS Autor: LORRANNY DA SILVA BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66814
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66814
Resumo:
Nas últimas décadas, tanto na legislação quanto nas politicas educacionais a inclusão da
pessoa com deficiência se tornou pauta nacional e internacional. No Brasil, há institutos
especializados para pessoas com Necessidades Educativas Especiais, apesar de serem
escassos e na maioria das vezes não possuírem Ensino Médio. Diante disso, nessa fase
escolar, grande parcela desses alunos migra para o ensino regular, como é o caso da
pessoa com deficiência visual. Essa inserção no ensino regular pode ser facilitada pela
inserção de praticas lúdica no ensino, como os jogos didáticos. Principalmente em
matérias que tem maior carga laboratorial, como química, físíca e biologia. . O objetivo
deste trabalho foi desenvolver um jogo didático sobre os conceitos biológicos, tendo
como público alvo alunos normovisuais e com deficiência visual, possibilitando sua
integração e revisão dos conceitos trabalhados no 1º ano do Ensino com foco em
Compostos inorgânicos (Água e Sais minerais) e orgânicos (Carboidratos, lipídeos,
colesterol, Aminoácidos, proteínas, RNA, DNA, Vitaminas). O jogo, inspirado no jogo
Perfil (Grow™), é composto por um tabuleiro tátil, peões tridimensionais, marcador
com pinos para as dicas e cartas com QR Code, que possibilitam a leitura das dicas com
uso de aplicativo em aparelhos celulares. O objetivo do jogo é que os alunos
normovisuais e com deficiência visual percorram o tabuleiro e respondam de forma
correta às cartas com conceitos do ensino de biologia. , Ganha o jogo quem der a volta
primeira no tabuleiro. A atividade lúdica estimula a cooperação e integração entre
alunos e professores com características distintas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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