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Título: LUDICIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: JOGO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
Autor: LORRANNY DA SILVA BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66814
Catalogação:  27/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66814&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66814

Resumo:
Nas últimas décadas, tanto na legislação quanto nas politicas educacionais a inclusão da pessoa com deficiência se tornou pauta nacional e internacional. No Brasil, há institutos especializados para pessoas com Necessidades Educativas Especiais, apesar de serem escassos e na maioria das vezes não possuírem Ensino Médio. Diante disso, nessa fase escolar, grande parcela desses alunos migra para o ensino regular, como é o caso da pessoa com deficiência visual. Essa inserção no ensino regular pode ser facilitada pela inserção de praticas lúdica no ensino, como os jogos didáticos. Principalmente em matérias que tem maior carga laboratorial, como química, físíca e biologia. . O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático sobre os conceitos biológicos, tendo como público alvo alunos normovisuais e com deficiência visual, possibilitando sua integração e revisão dos conceitos trabalhados no 1º ano do Ensino com foco em Compostos inorgânicos (Água e Sais minerais) e orgânicos (Carboidratos, lipídeos, colesterol, Aminoácidos, proteínas, RNA, DNA, Vitaminas). O jogo, inspirado no jogo Perfil (Grow™), é composto por um tabuleiro tátil, peões tridimensionais, marcador com pinos para as dicas e cartas com QR Code, que possibilitam a leitura das dicas com uso de aplicativo em aparelhos celulares. O objetivo do jogo é que os alunos normovisuais e com deficiência visual percorram o tabuleiro e respondam de forma correta às cartas com conceitos do ensino de biologia. , Ganha o jogo quem der a volta primeira no tabuleiro. A atividade lúdica estimula a cooperação e integração entre alunos e professores com características distintas.

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