XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) E ECOTOXICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE POLUIÇÃO MARINHA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Autor: LETICIA DE ALMEIDA SBROCCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): LUDIMILA RAUPP DE ALMEIDA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66813
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66813&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66813&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66813
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) E ECOTOXICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE POLUIÇÃO MARINHA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Autor: LETICIA DE ALMEIDA SBROCCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): LUDIMILA RAUPP DE ALMEIDA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66813
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66813&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66813&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66813
Resumo:
A Educação Ambiental (EA) é imprescindível de ser abordada na educação básica, uma vez que ela contribui para a formação de cidadãos conscientes. A Ecotoxicologia, uma temática da EA, tem como uma das áreas de estudo a contaminação dos ambientes marinhos por plástico e microplástico. Iniciativas que promovam a informação e a conscientização sobre essa temática tornam-se de suma importância para que os ambientes marinhos sejam conservados e protegidos de impactos humanos. Dentre as metodologias utilizadas para a execução de atividades em escolas com foco na EA, as sequências didáticas e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) se destacam. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma sequência didática com enfoque na EA e na Ecotoxicologia, sobre a contaminação dos ambientes marinhos por plástico e microplástico, desenvolvida para o nono ano do Ensino Fundamental II. A sequência didática criada neste trabalho abrange cinco atividades, totalizando 13 tempos de aula. A primeira atividade é uma roda de conversa, de 1 tempo de aula, que visa conscientizar os alunos da grande quantidade de plástico utilizada em seu cotidiano. A segunda atividade, com 3 tempos, é uma aula de campo na praia, onde os alunos devem recolher os resíduos de plástico que encontrarem e anotar em uma ficha suas principais características. Como terceira atividade, os alunos devem produzir uma carta em 2 tempos de aula a algum poder público, reivindicando a saúde do oceano. A quarta atividade é um jornal da escola, e é estimado que o material seja produzido em 6 tempos de aula. Como última atividade, o(a) professor(a) deve realizar outra roda de conversa de 1 tempo. Futuramente, espera-se aplicar a sequência didática de forma prática e divulgar seus resultados. Por fim, destaca-se que a produção de materiais como este é de extrema importância para a adoção de práticas pedagógicas eficazes pelos docentes, cujo objetivo é o desenvolvimento de cidadãos mais críticos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |