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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Autor: IVANNA SOUZA TENORIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66810
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66810
Resumo:
Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Autor: IVANNA SOUZA TENORIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66810
Catalogação: 24/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66810
Resumo:
No Brasil, os direitos das pessoas com deficiência são garantidos pela
Constituição Federal de 1988. A partir do final do século XX, as escolas passaram por
uma reiteração do espaço democrático, promovendo a inclusão, que passou a receber mais
atenção com a Declaração de Salamanca e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional de 1996. Os surdos são pessoas que possuem algum déficit de audição, e que
possuem uma identidade, cultura, história e língua próprias. A educação de surdos no
Brasil teve início no período Imperial, e nesse mesmo período foi inaugurado o Instituto
Nacional de Educação de Surdos (INES) que utiliza a língua de sinais. A Lingua
Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada a segunda língua oficial brasileira desde
2002, entretanto, considerável parte da população não tem conhecimento dela, inclusive
os professores, o que pode comprometer o momento de ensino-aprendizagem nas escolas.
No caso de Ciências e Biologia, a quantidade de sinais para os termos científicos é
escassa, e tanto os professores quanto os intérpretes ficam em um impasse para promover
o conhecimento do estudante surdo. Partindo desse desafio, o presente trabalho visou
listar e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas por docentes para o ensino de
Ciências e Biologia na educação dos surdos no Brasil. Para fins desta análise foram feitas
buscas em portais e periódicos o que resultou na seleção de 20 artigos, com base nos
critérios estabelecidos para atingir os objetivos dessa pesquisa. Os resultados mostraram
que práticas pedagógicas que promovam o uso do sentido da visão, criação de sinais
biológicos junto aos alunos surdos, atividades que utilizem da língua portuguesa escrita
aliada à LIBRAS e metodologias que utilizem o sociointeracionismo conduzem a
construção do conhecimento científico dos surdos já que promovem à inclusão na
sociedade, aumentam o interesse desses alunos em estudar e diminui o índice de
defasagem escolar. Desse modo, é preciso que a singularidade linguística dos estudantes
surdos seja considerada, e as práticas pedagógicas reavaliadas.
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NA ÍNTEGRA |
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