$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: JOGO DIDÁTICO: PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO
Autor: ISABELA BOMFIM DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66808
Catalogação:  24/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66808&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66808&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66808

Resumo:
O ensino de ciências aborda diversos assuntos, desde a estruturação de uma célula à importância de se preservar uma espécie, e o modo que ela interfere no meio ambiente. Porém, os conteúdos de ciências muitas vezes são abordados de modo distante da realidade dos alunos. Um dos objetivos das aulas de ciências é mostrar que o ser humano está diretamente ligado à natureza, e que suas ações podem impactar todo o meio ambiente, seja positiva ou negativamente. Visando novas alternativas de facilitação no processo de aprendizagem dos alunos, os jogos didáticos vêm ocupando um espaço importante nas salas de aula, proporcionando a metodologia ativa, na qual propõe que o aluno participe e desenvolva diversas habilidades socioemocionais e cognitivas. No estudo da preservação da biodiversidade, é preciso oferecer novas alternativas de aprendizagem voltadas para a valorização de espécies que desempenham um papel essencial para a sobrevivência do planeta e que desenvolvam a consciência individual sobre a preservação das mesmas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático intitulado de “Tabuleiro das Abelhas” para turmas do 9º ano do ensino fundamental acerca da importância da preservação das abelhas nativas sem ferrão. O jogo foi baseado em jogos educativos de tabuleiro e adaptado com cartas de vantagens(cartas verdes), de desvantagens(cartas vermelhas), peões e dados. O objetivo do jogo é que os alunos possam percorrer toda a trajetória da flor até a colmeia, simulando as vantagens e desvantagens que as abelhas enfrentam em seu trajeto comum e em áreas próximas do convívio humano. Também foi desenvolvido um plano de aula para os professores que utilizarem o jogo como parte de suas atividades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui