XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA O ENSINO DA BOTÂNICA: UM GUIA DIDÁTICO E INCLUSIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II Autor: EDUARDA SANTOS EMERICK LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO PAULO SANTOS CONDACK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66747
Catalogação: 16/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66747
Resumo:
Título: A PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA O ENSINO DA BOTÂNICA: UM GUIA DIDÁTICO E INCLUSIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II Autor: EDUARDA SANTOS EMERICK LIMA
Nº do Conteudo: 66747
Catalogação: 16/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66747
Resumo:
Este trabalho, trata da produção de um guia didático para professores do ensino fundamental II utilizarem em sala de aula para melhorar o ensino de botânica. É um trabalho que propõe o uso de exsicatas reduzidas ao tamanho de uma folha de papel A4, facilitando assim o seu transporte e armazenamento por parte dos professores. Para construir este material, foi preparado um guia no qual consta o passo a passo, para o professor montar a sua própria coleção com finalidades didáticas. Para o presente estudo, algumas características foram escolhidas na hora da seleção das amostras a serem coletadas com a finalidade de diferenciar os três grandes grupos de vegetais vasculares como são abordados no ensino fundamental. As exsicatas também podem ser utilizadas para abordar outros conteúdos. Espera-se que com este trabalho, que a utilização do guia proposto possa ajudar o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas e instigantes para os alunos. Pressupõe-se que ao aprender botânica com exemplos reais de plantas que fazem parte do cotidiano dos estudantes, as aulas seriam mais prazerosas e o professor possa atiçar a curiosidade dos alunos, diminuindo assim a propagação da cegueira botânica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |