$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: LUDICIDADE NO APRENDIZADO DE QUÍMICA: JOGO SOBRE A TABELA PERIÓDICA
Autor: BARBARA LIMA SANTIAGO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA HADDAD NUDI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66743
Catalogação:  16/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66743&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66743&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66743

Resumo:
O ensino de química é muito associado à memorização de conceitos, isso inclui o ensino da tabela periódica. Além disso, a química trabalhada no ambiente escolar está, na maior parte das vezes, desconectada do cotidiano do aluno, tornando o aprendizado pouco interessante. Somado isso às facilidades e o fascínio provocados pelas mídias sociais, que disponibilizam de forma rápida uma grande quantidade de informação; o professor se encontra diariamente desafiado a buscar estratégias para motivar a aprendizagem de seus alunos, e os jogos didáticos podem ser grandes aliados no que diz respeito a estimular o interesse dos alunos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a tabela periódica para ser utilizado como recurso didático para auxiliar o aprendizado de química em sala de aula. E de forma lúdica, demonstrar aos alunos a importância e a utilidade dos elementos nela representados. O jogo é composto por tabuleiro, inspirado no jogo ludo; cartas de perguntas coloridas que abordam três temáticas – Histórico e estrutura da tabela (cartas azuis); elementos utilizados no dia a dia do homem (cartas amarelas) e elementos utilizados pela indústria ou danosos (cartas vermelhas); peões e dado. O objetivo do jogo é que os alunos percorram o tabuleiro e respondam as perguntas sobre a tabela periódica, seguindo as regras estabelecidas, e dessa forma construam seus conhecimentos sobre química.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui