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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS DISCURSOS DAS EDTECHS NO BRASIL Autor: GISELLE DE MORAIS LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE DE MORAIS LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66386
Catalogação: 08/04/2024 Liberação: 15/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66386
Resumo:
Título: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS DISCURSOS DAS EDTECHS NO BRASIL Autor: GISELLE DE MORAIS LIMA
Nº do Conteudo: 66386
Catalogação: 08/04/2024 Liberação: 15/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66386
Resumo:
Este trabalho procura olhar para as tecnologias educacionais – especialmente
aquelas com Inteligência Artificial (IA), a grande promessa da atualidade – a partir
de questionamentos críticos, evitando a ideia de neutralidade que comumente é
atribuída a elas, inclusive na literatura acadêmica. O objetivo geral é analisar
discursos sobre IA promovidos por empresas de tecnologia educacional (edtechs)
que oferecem tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem. Os específicos são:
1) examinar como a IA é concebida nos discursos das edtechs; 2) investigar os
papéis atribuídos às tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e 3)
caracterizar as concepções de educação veiculadas nesses discursos. A Análise de
Discurso Crítica foi o referencial teórico-metodológico que orientou as análises,
partindo das categorias dos pressupostos, escolhas lexicais e modalidade. O corpus
é composto de textos retirados dos sites e de dezessete postagens do Instagram de
três empresas selecionadas: a Letrus, a Educacross e a Jovens Gênios. Nos discursos
analisados, a IA é concebida como solução para diversos problemas educacionais e
posicionada ora como sujeito, ora como ferramenta para a aprendizagem. A IA
aparece com o papel de personalizar a educação, tornando a aprendizagem mais
significativa e a educação mais objetiva e eficiente, baseada em dados, democrática
e inovadora, além de capaz de suprir deficiências do trabalho docente. As empresas
difundem uma concepção de educação baseada em desempenho, organizada por
competências e habilidades, individualista, marginalizando a relação entre
educador e estudante. Os discursos expressam um ideal de educação que valoriza a
qualificação individual em detrimento das dimensões de socialização e
subjetivação, portanto distante de ideais de formação ampla e transformação social.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |