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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS TRANSGÊNEROS EM SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES Autor: EVERALDO DE TOLEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
MARCO JOSE DE OLIVEIRA DUARTE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66365
Catalogação: 04/04/2024 Liberação: 04/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66365
Resumo:
Título: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS TRANSGÊNEROS EM SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES Autor: EVERALDO DE TOLEDO
MARCO JOSE DE OLIVEIRA DUARTE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66365
Catalogação: 04/04/2024 Liberação: 04/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66365
Resumo:
Este trabalho tem origem no meu interesse por um tema ainda subdiscutido:
a presença reduzida de pessoas transgêneros na trajetória escolar. O foco são os
jovens transgêneros no contexto escolar, pertencentes a diversos grupos sociais,
visando reconhecer as suas narrativas e enfatizar as suas vozes e experiências ao
longo das trajetórias escolares. A pouca discussão em torno desse grupo específico
tem sido uma motivação central para minha dedicação a estudos e pesquisas
relacionados ao tema. A presente dissertação de mestrado busca, como objetivo
central, compreender as experiências de jovens transgêneros em suas trajetórias
escolares na cidade do Rio de Janeiro, suas experiências cotidianas, perspectivas,
preconceitos e estereótipos vivenciados por esses jovens na escola, como a falta de
apoio e as barreiras ao aprendizado. O projeto desdobra-se em três objetivos
específicos: (1) Analisar as trajetórias escolares dos jovens transgêneros, destacando
aspectos relacionados à permanência ou evasão escolar e os motivos subjacentes a
essas decisões; (2) Verificar como a questão da transidentidade no contexto juvenil
é tratada nas leis e nas políticas públicas, por meio de uma revisão documental da
literatura, com especial foco na cidade do Rio de Janeiro;
(3) Realizar entrevistas individuais em profundidade com jovens transgêneros, na
faixa etária entre 18 e 29 anos, especialmente em relação às suas experiências
escolares. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, permitiu que esses
jovens compartilhassem suas narrativas e reflexões sobre suas vivências
transgênero, em particular sobre a sua jornada no âmbito escolar e nos possibilitou,
desta forma, contribuir para o debate sobre o tema.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |