XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Autor: ADRIANA DE ANDRADE GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6601
Catalogação: 20/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6601
Resumo:
Título: MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Autor: ADRIANA DE ANDRADE GOMES
Nº do Conteudo: 6601
Catalogação: 20/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6601
Resumo:
Esta pesquisa investiga as memórias e as trajetórias dos
estudantes de
Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. A partir de vinte
entrevistas semiestruturadas,
procurou-se conhecer os fatores que contribuíram para que
alcançassem o ensino superior, tendo em vista que a maior
parte dos entrevistados
é oriunda de segmentos populares. Para fazê-lo, trabalhou-
se basicamente com os
conceitos de Bourdieu de habitus e de capital social e
cultural bem como com as
noções de herdeiro e de herança. Observou-se que a
caminhada dos estudantes
vincula-se a uma multiplicidade de fatores, que se
interpenetram favorecendo o
avanço nos estudos, não sendo possível destacar apenas um.
Entre estes fatores
está a maneira complexa e ambivalente com que se apropriam
das formas de
pensar e agir aprendidas em família e socialmente.
Refletindo uma sociedade e
uma cultura em transformação, assinala-se que a chegada à
universidade
relaciona-se ao contraditório processo de aquisição da
herança e formas de
herdar, que se faz, amiúde, parcialmente. Herdar ou não a
história e a memória
paternas associam-se, pois, às próprias relações
familiares, mas a elas não se
reduzem, uma vez que as atuais transformações culturais
contribuem para
modificar as formas de pensar, representar e agir no mundo.
Afastando-se e
recuperando a história paterna, constroem os estudantes
suas próprias trajetórias.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 6 |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |
PDF ![]() |