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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GÊNERO E AVERSÃO AO RISCO EM AMBIENTES COMPETITIVOS Autor: MARIA CLARA VARELLA LUNA DE MORAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NATHALIE CHRISTINE GIMENES - ORIENTADOR
FERNANDA ESTEVAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65304
Catalogação: 30/11/2023 Liberação: 30/11/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65304
Resumo:
Título: GÊNERO E AVERSÃO AO RISCO EM AMBIENTES COMPETITIVOS Autor: MARIA CLARA VARELLA LUNA DE MORAIS
FERNANDA ESTEVAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65304
Catalogação: 30/11/2023 Liberação: 30/11/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65304
Resumo:
Este artigo estuda disparidades de gênero no desempenho e na aversão
ao risco sob competição. Utilizamos dados do Exame Anpec, exame de seleção
nacional de candidatos aos cursos de mestrado (e doutorado) em Economia no
Brasil. Este exame específico atribui pontos negativos a respostas incorretas, o
que pode fazer com que os alunos mais avessos ao risco deixem mais perguntas
sem resposta e possivelmente obtenham notas mais baixas. Mostramos que as
mulheres tendem a omitir mais perguntas em comparação com os homens e
estão consistentemente sub-representadas no topo dos rankings. Utilizando o
Modelo Rasch derivamos probabilidades de cada aluno responder cada questão
corretamente e mostramos que tanto homens como mulheres se desviam da
estratégia ótima que maximiza a nota esperada. Investigamos também o
cenário onde todos os alunos chutam as questões anteriormente deixadas em
branco, após recalcular as notas esperadas e novas classificações neste cenário
mostramos que em média o efeito para as mulheres que já estavam no topo
da distribuição é muito pequeno, e as mulheres que estavam com classificação
mais baixa se beneficiam mais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |