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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE CIVIL: O QUE A SOCIEDADE ESPERA DE NÓS? Autor: CAROLINE GONCALVES COUTINHO GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FATIMA VIANNA MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64853
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64853&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64853
Resumo:
Título: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE CIVIL: O QUE A SOCIEDADE ESPERA DE NÓS? Autor: CAROLINE GONCALVES COUTINHO GOMES
Nº do Conteudo: 64853
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64853&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64853
Resumo:
O presente trabalho apresenta a então relação entre universidade e sociedade
civil como uma problemática, especialmente, no que tange a ausência de saberes
extra científicos na produção acadêmica. Deste modo, apresento como
esse cenário é sustentador de uma estrutura violenta e desigual, pois a não
entrada de outros conhecimentos dentro da universidade implica na observação
de certas categorias de indivíduos, meramente, como objetos de pesquisa.
Isso, portanto, é uma condição para não sabermos os anseios fidedignos de
uma comunidade, e, como consequência, a não formulação de políticas públicas
efetivas. Diante desta questão, o trabalho exemplifica projetos de
maior proximidade entre universidade e sociedade civil, em que a segunda
passa a ser percebida como co-pesquisador e não apenas um receptor passivo
dos saberes acadêmicos. Deste modo, há a valorização da comunidade e o
reconhecimento deste ator como produtor de conhecimento. Ao final, o trabalho
apresenta recomendações e considerações finais, as quais dissertam sobre
possíveis ações a serem tomadas para contornar a problemática exposta
a fim de construirmos saberes com funcionalidade às minorias.
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NA ÍNTEGRA |
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