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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SONHOS EM DISPUTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, AS DISPUTAS PELA NARRATIVA HEGEMÔNICA E AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA COLONIALIDADE DO SABER Autor: GABRIELLA ROSA MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA CHAMON - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64804
Catalogação: 13/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64804&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64804
Resumo:
Título: SONHOS EM DISPUTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, AS DISPUTAS PELA NARRATIVA HEGEMÔNICA E AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA COLONIALIDADE DO SABER Autor: GABRIELLA ROSA MAGALHAES
Nº do Conteudo: 64804
Catalogação: 13/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64804&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64804
Resumo:
Diante das alterações propostas pela Lei nº 13.415/2017, que ficou conhecida como a
Reforma do Ensino Médio, a pesquisa identifica duas narrativas principais que disputam
diretamente, no processo político, os termos da reformulação do Ensino Médio brasileiro. O
discurso oficial, representado pelo Estado, grupos empresariais e as principais organizações
internacionais é marcado pela preocupação com a Educação por conta do seu potencial em
influenciar os índices de desenvolvimento e crescimento econômico. Já a crítica mobilizada
pelo Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio enxerga as alterações como um
aprofundamento das desigualdades educacionais e reivindica o direito da Educação básica
comum a todos. Reconhecendo o antagonismo entre essas perspectivas, o trabalho argumenta
no entanto que ambas compartilham um aspecto comum ao não questionarem – e assim
tomarem parte – a colonialidade do poder e do saber na constituição do problema da
Educação formal brasileira. Com o objetivo de contribuir para a construção de um caminho
outro que transforme essa Educação universal em muitas educações possíveis, o trabalho
utiliza o chão comum desses discursos para apontar o problema da colonialidade. Por fim, a
pesquisa traz a partir da reflexão da experiência das ocupações, alguns princípios do
pensamento de fronteira que podem oferecer respostas outras para o que sonhamos como
educação brasileira
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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