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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTRUINDO BASES PARA A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA PUCRIO Autor: ISADORA MENDES DE MORAES SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FABIO RUBIO SCARANO - ORIENTADOR
ALEXANDRO SOLORZANO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64649
Catalogação: 07/11/2023 Liberação: 07/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64649
Resumo:
Título: CONSTRUINDO BASES PARA A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA PUCRIO Autor: ISADORA MENDES DE MORAES SOARES
ALEXANDRO SOLORZANO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64649
Catalogação: 07/11/2023 Liberação: 07/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64649
Resumo:
O atual contexto mundial de profundas mudanças ambientais globais, e impactos dos humanos sobre o meio ambiente cada vez mais complexos, requer uma
mudança de comportamento e educação para conter tais impactos e seus efeitos. A
sustentabilidade como conceito, representando as diversas visões e formas de conhecimento e de sustentabilidades existentes no mundo, ganha cada vez mais destaque neste contexto, como forma de enfrentamento a estes problemas. Nesse sentido, uma educação para sustentabilidade torna-se cada vez mais necessária para
lidar com as questões da sociedade moderna. Contudo, para se propor a isso, a própria educação precisa de uma renovação estrutural, tendo em vista a construção de
uma educação participativa, não apenas para alunos e professores em sala de aula,
mas também trazendo para dentro do ambiente acadêmico atores, experiências e
vivências da sociedade civil, de grupos tradicionais e de grupos marginalizados,
historicamente não incluídos nestas construções. Portanto, a construção da educação para sustentabilidade, e da própria sustentabilidade em si, de forma participativa, passa por uma desconstrução e reconstrução do formato de educação majoritariamente presente no ambiente universitário brasileiro, e para isso é importante
entender quais são os preceitos, pilares e competências fundamentais que devem
servir como base para construção de uma educação para sustentabilidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |