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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NEGRAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS: O ESTUDO DOS NEABS Autor: CLAUDIO FERNANDO LIMA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64616
Catalogação: 06/11/2023 Liberação: 06/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64616
Resumo:
Título: CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NEGRAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS: O ESTUDO DOS NEABS Autor: CLAUDIO FERNANDO LIMA DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 64616
Catalogação: 06/11/2023 Liberação: 06/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64616
Resumo:
Esta dissertação se propõe abordar o tema dedicado às relações raciais no
Brasil, focando na construção de identidades negras em contextos
acadêmicos, com ênfase nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs)
e correlatos. O estudo se concentra no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (NEABI UENF)
e no Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROAFRO
UERJ). Através da observação participante, procurou-se explorar a atuação
desses grupos e sua influência sobre os integrantes. A partir de uma
sociologia histórica, destaca-se o Movimento Negro como sujeito central na
luta por reconhecimento e resgatam-se conceitos como negritude,
pedagogia cívica, educação não-formal e demais pedagogias que se
mostram no processo de formação dos sujeitos. Diante da relevância
histórica dos núcleos e os diversos atravessamentos, conclui-se através de
uma pesquisa qualitativa, que esses espaços fortalecem identidades
negras, incentivando a participação política e, ainda, a permanência de
estudantes negros na universidade, de forma a promover igualdade racial
nesses ambientes, o que contribui para o aspecto da diversidade e
representatividade acadêmica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |