XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA Autor: ANA ROSA SARAIVA CATALANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6409
Catalogação: 04/05/2005 Liberação: 04/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6409
Resumo:
Título: O LUGAR DO ESPECTADOR-PARTICIPANTE NA OBRA DE LYGIA CLARK E HÉLIO OITICICA Autor: ANA ROSA SARAIVA CATALANO
Nº do Conteudo: 6409
Catalogação: 04/05/2005 Liberação: 04/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6409
Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre a
obra de arte, o artista e
o espectador a partir da produção de Lygia Clark e Hélio
Oiticica. Esses dois
artistas foram escolhidos como objeto de estudo por terem
direcionado sua
pesquisa no sentido de incluir o espectador como agente
modificador e até mesmo
criador da obra de arte. Ambos são reconhecidos por propor
novas questões a
respeito ocupação do espaço real pela obra de arte e pela
busca da libertação da
bidimensionalidade da tela e da moldura. Esta pesquisa se
baseia na idéia de que
os dois pintores se tornaram referência para a história da
arte no Brasil e investiga
suas trajetórias desde a participação no grupo Neoconcreto
até seus últimos
trabalhos, estudando os problemas propostos na produção de
cada um, em
especial, no que se refere ao diálogo que estabelecem com o
público.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA |