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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REFUGIADOS FORA DE LUGAR: HISTÓRIAS EMBARALHADAS E A POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO Autor: SUZANA DE SOUZA LIMA VELASCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROBERT BRIAN JAMES WALKER - ORIENTADOR
ROBERTO VILCHEZ YAMATO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63869
Catalogação: 31/08/2023 Liberação: 31/08/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63869
Resumo:
Título: REFUGIADOS FORA DE LUGAR: HISTÓRIAS EMBARALHADAS E A POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO Autor: SUZANA DE SOUZA LIMA VELASCO
ROBERTO VILCHEZ YAMATO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63869
Catalogação: 31/08/2023 Liberação: 31/08/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63869
Resumo:
Esta dissertação analisa como histórias sobre refugiados podem divergir
da narrativa previsível de perseguição e sofrimento que é esperada deles, sem
desconsiderar a violência envolvida em seu deslocamento. Refugiado se tornou uma
categoria discursiva que delineia uma figura de proteção abstrata e despolitizada, e
que na última década tem sido usada em oposição ao migrante entendido como um
fardo. Como todas as experiências, as dos refugiados excedem as categorias
impostas a eles. Sua especificidade é que seu excesso ameaça a ordem internacional.
Eles são enquadrados como uma exceção temporária, ainda que inevitável, até que
a normalidade – a cidadania – seja restaurada. A análise relaciona a construção da
categoria de refugiado com uma linguagem estável que garanta previsibilidade num
sistema de estados em que a mobilidade precisa ser controlada. Em seguida, mostra
que até a linguagem mais categórica depende de uma ambivalência, por meio da
qual os sentidos podem ser desestabilizados, ainda que sejam capturados
novamente. Sugerindo que a linguagem é chave para se questionar o ideal
regulativo espacial do pertencimento político, a dissertação analisa textos e filmes
de ficção e não ficção que, nos últimos dez anos e em diferentes países, criaram
formas mais instáveis de representação de refugiados, deslocando e rearrumando
seus lugares espaciais e cognitivos. Com atenção a narrativas, seus enredos,
personagens e escolhas formais, a dissertação mostra como pessoas denominadas
refugiadas vivem nas fronteiras dessa categoria, para além da vitimização. Por meio
de debates sobre visibilidade/invisibilidade, fronteiras e agência provocados pelas
histórias, a análise começa com uma discussão sobre a dificuldade de se abandonar
uma categoria ainda necessária para justificar proteção e chega à possibilidade de
ressignificar narrativas sobre refugiados levando imaginação à vida, uma
politização que está constitutivamente ausente da figura do refugiado.
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NA ÍNTEGRA |