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Coleção Digital
Título: CENÁRIO DA AVIAÇÃO CIVIL NACIONAL PRÉ E PÓS PANDEMIA COM OS CÉUS ABERTOS PARA EMPRESAS ESTRANGEIRAS OPERAREM NO BRASIL Autor: LUCA VALENTE DE SECCO FREIRE
PEDRO SELEM ABRAHAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO DE VIVEIROS LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63096
Catalogação: 04/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63096&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63096
Resumo:
Título: CENÁRIO DA AVIAÇÃO CIVIL NACIONAL PRÉ E PÓS PANDEMIA COM OS CÉUS ABERTOS PARA EMPRESAS ESTRANGEIRAS OPERAREM NO BRASIL Autor: LUCA VALENTE DE SECCO FREIRE
Nº do Conteudo: 63096
Catalogação: 04/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63096&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63096
Resumo:
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar as perspectivas do mercado de aviação
nacional para as duas principais companhias, Azul e Gol, após a medida provisória que permitiu
a entrada de 100 por cento do capital estrangeiro no mercado de aviação doméstico e a pandemia do
COVID-19. Para isso, utilizou-se uma abordagem da pesquisa explicativa para analisar o
cenário do mercado nacional e as iniciativas adotas por grandes companhias internacionais
tradicionais e low costs. De forma complementar, realizou-se um estudo nos documentos
contábeis das companhias estrangeiras e nacionais utilizando indicadores financeiros e
operacionais, com o objetivo de entender a composição de custos das empresas e como estes
afetam o preço da passagem para o cliente final. O resultado alcançado demonstrou que as
companhias brasileiras, apesar do alto grau de alavancagem, têm os custos operacionais
otimizados para enfrentar a competição com as eventuais estrangeiras que poderão entrar no
mercado brasileiro, havendo ainda espaço para reduzir mais seus custos, seguindo o exemplo
de empresas low costs que oferecem serviços mínimos para os clientes.
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