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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS? Autor: CINTIA COSTA BARRETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62056
Catalogação: 23/03/2023 Liberação: 23/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056
Resumo:
Título: PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS? Autor: CINTIA COSTA BARRETO
Nº do Conteudo: 62056
Catalogação: 23/03/2023 Liberação: 23/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056
Resumo:
As tecnologias digitais vêm sustentando profundas transformações em todas
as atividades humanas. Novas formas e novos veículos de comunicação surgiram,
dentre eles o podcast, uma mídia em expansão que oferece muitas possibilidades
para a educação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se constituem
os podcasts que se apresentam como educativos; e, como objetivos específicos:
compreender a razão e/ou a motivação para sua criação; categorizar seus temas e
formatos; identificar quem os criou e qual o seu público-alvo; e, investigar como se
viabilizam financeiramente. A pesquisa se balizou em estudos sobre os
entrelaçamentos da mídia com a vida cotidiana, explorando, em particular, o
conceito de midiatização. Pautou-se, também, no campo dos Estudos Críticos da
Educação e Tecnologia, tendo como preocupação o uso indiscriminado de
tecnologias na educação, para que não seja visto como uma panaceia para os
problemas da educação. A podosfera configurou-se como campo empírico desta
pesquisa documental, que utilizou materiais livres e abertamente disponíveis. As
características dos dois podcasts selecionados atenderam aos três critérios
estabelecidos para a composição do corpo empírico: sem vínculo com instituições;
produzidos somente em formato de áudio; e, com alusão à educação em suas
autodescrições. Os achados apontam para uma reformulação do que se pensa ser
educativo pelos dois principais grupos de atores do processo, apresentadores e
ouvintes. A conclusão sugere a necessidade de se promover, no âmbito acadêmico,
mais debates que ponderem criticamente o uso de tecnologias na educação, no
entanto, sem desconsiderar as possibilidades educacionais proporcionadas pela
mídia podcast e pelos podcasters e suas metodologias de ensino.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |