XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR Autor: NICOLE PACHECO LEPORE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61414
Catalogação: 28/11/2022 Liberação: 28/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414
Resumo:
Título: METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR Autor: NICOLE PACHECO LEPORE
Nº do Conteudo: 61414
Catalogação: 28/11/2022 Liberação: 28/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414
Resumo:
O desinteresse dos estudantes da educação básica com a Geografia, observado durante minha
vivência no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), foi o ponto de partida para esta
pesquisa que buscou analisar como funcionam as metodologias utilizadas pela Educação
Geográfica, distinguindo-as entre as metodologias ativas, que inovam colocando o estudante
no centro do processo de ensino aprendizagem, e as metodologias tradicionais, preponderante
entre os discentes, cujas características mais comuns são os vastos conteúdos e o professor
sendo a figura central para se adquirir o conhecimento. Adotando como referência algumas
publicações sobre metodologias de ensino de Geografia, investigou-se as seguintes práticas: o
recurso das geotecnologias, o uso do telefone celular em sala, o uso de jogos didáticos, o
desenvolvimento de maquetes, a aplicação das metodologias da aprendizagem baseada em
problemas e do trabalho de campo. Tomamos estas metodologias como exemplos de
metodologias de ensino que poderíamos considerar inovadoras. Para tal buscamos identificar
seus êxitos, falhas e nomeá-las como inovadoras ou tradicionais. Acreditamos que com
recurso a metodologias diversas, será possível oferecer uma educação geográfica realmente
inovadora, a qual conceda aos estudantes aprimorar domínios e criticidades sobre as relações
socioespaciais e não mais apenas uma decoreba de conteúdos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |