XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO Autor: RENATA VILANOVA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60890
Catalogação: 20/10/2022 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
Resumo:
Título: ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO Autor: RENATA VILANOVA LIMA
Nº do Conteudo: 60890
Catalogação: 20/10/2022 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
Resumo:
Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a
vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na
formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um
espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção
literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história
gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os
momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza
textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no
livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do
estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência
modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural
brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma
metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações
pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis
premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o
diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar
estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações,
ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em
constantes atualizações e construções.