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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 Autor: LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60361
Catalogação: 30/08/2022 Liberação: 30/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361
Resumo:
Título: CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 Autor: LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA
Nº do Conteudo: 60361
Catalogação: 30/08/2022 Liberação: 30/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361
Resumo:
Este trabalho discute a ascensão do cinema digital e o papel da curadoria
na programação e seleção de curtas-metragens brasileiros contemporâneos em três
festivais de cinema: Cine PE - Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do
Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes. O recorte temporal se dá
entre os anos de 2017 e 2021 por conta do encontro entre uma progressiva
popularização ao acesso dos sensores digitais e a imersão do Brasil em uma
severa e polarizante crise político-social. O trabalho retoma e analisa a noção de
aura, tal como proposta por Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era
de sua reprodutibilidade técnica; retoma igualmente a ideia de programação e
curadoria como formas de pós-produção, tal como proposta por Thomas
Elsaesser. Um dos objetivos é analisar a mudança de cenário - favorecida pela
entrada da tecnologia do digital - onde o curta-metragem brasileiro passa a ter um
valor simbólico e cultural gradativamente mais significativo. Os três festivais de
cinema, já citados, foram escolhidos porque suas curadorias ou condições de
acontecimento sofreram grandes reviravoltas em função dos diferentes contextos
político-sociais do país. Por fim, interessa discutir o papel da curadoria e dos
festivais dentro do processo de legitimação histórica e artística de filmes assim
como a relação entre os realizadores e a construção de um imaginário sobre o
cinema nacional
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NA ÍNTEGRA |