XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTUDO E APLICAÇÃO DO ETANOL E DA GASOLINA COMUM EM FROTAS LEVES DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS EM EMPRESAS ALIMENTÍCIAS Autor: BRENO MURTA DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VENETIA MARIA CORREA SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59967
Catalogação: 19/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59967
Resumo:
Título: ESTUDO E APLICAÇÃO DO ETANOL E DA GASOLINA COMUM EM FROTAS LEVES DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS EM EMPRESAS ALIMENTÍCIAS Autor: BRENO MURTA DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 59967
Catalogação: 19/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59967
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar a variação de uso de combustíveis (Etanol e Gasolina) em uma frota leve, de forma que seja feita uma análise da distribuição de combustíveis utilizados em seus veículos, verificando quais impactos financeiros e impactos ecológicos estes diferentes cenários podem trazer. As métricas a serem utilizadas envolvem índices de autonomia dos veículos, custo médio da quilometragem rodada, custo médio por litro do combustível e emissões de gás carbônico em função da distância rodada pelos veículos. Ao final do trabalho, concluiu-se que o custo da mudança de combustível representará um agravo de aproximadamente dois milhões de reais na projeção de um ano, e posteriormente discutiremos como este resultado influencia na tomada de decisão da empresa selecionada levando em conta seu posicionamento e suas metas ESG de sustentabilidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |