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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O AVANÇO DAS EMPRESAS GAFAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA Autor: KADJA JANAINA PEREIRA VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59409
Catalogação: 07/06/2022 Liberação: 07/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59409
Resumo:
Título: O AVANÇO DAS EMPRESAS GAFAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA Autor: KADJA JANAINA PEREIRA VIEIRA
Nº do Conteudo: 59409
Catalogação: 07/06/2022 Liberação: 07/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59409
Resumo:
Em razão da pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, em 2020,
deu-se um aumento significativo no uso de mídias e plataformas digitais em todos
os setores de atividade humana, com destaque para o uso de plataformas controladas
pelas empresas conhecidas pela sigla GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple
e Microsoft). Trata-se de empresas que, nos últimos anos, apresentam seus produtos
e serviços com uma solução eficaz para problemas educacionais. Esta dissertação
tem como objetivo examinar a expansão das empresas GAFAM na educação básica
brasileira no ano de 2020, a partir de um estudo documental de cunho qualitativo.
A dissertação traça um panorama das medidas tomadas pelas secretarias estaduais
de educação durante a pandemia; analisa como se articularam as parcerias entre as
secretarias e as empresas; identifica os atores envolvidos; e discute o conjunto de
valores e ideias sustentam essa expansão. Para a análise e interpretação dos dados,
realizou-se uma análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os achados
indicam que houve um fortalecimento das parcerias entre as secretarias e as
empresas Google, Facebook e Microsoft, tendência que já estava em curso. Além
disso, mostra a presença de outras iniciativas, a institucionalização dos produtos por
meio de recomendações em documentos oficiais e, notadamente, uma ausência de
debates públicos sobre a adoção desses serviços. Conclui que a infraestrutura
oferecida por essas empresas está cada vez mais naturalizada, tornando urgente que
se amplie a discussão sobre a apropriação e uso contínuo de dados produzidos em
contextos educacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |