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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSANA KOHL (ROSANA KOHL BINES) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59216
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216
Resumo:
Título: POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Nº do Conteudo: 59216
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216
Resumo:
Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro
contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do
audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a
infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das
narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas
infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e
empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas
formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais.
Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a
relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação
é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas,
além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre
comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem
intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras
que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |