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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELO GENÉRICO PARA O AMBIENTE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO ENTRE EMPRESAS - B2B Autor: MARCO AURÉLIO FAGUNDES ALBERNAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5879
Catalogação: 19/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5879&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5879&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5879
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: MODELO GENÉRICO PARA O AMBIENTE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO ENTRE EMPRESAS - B2B Autor: MARCO AURÉLIO FAGUNDES ALBERNAZ
Nº do Conteudo: 5879
Catalogação: 19/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5879&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5879&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5879
Resumo:
O ambiente de Comércio Eletrônico entre empresas apoiado pela Internet,
conhecido como B2B, é muito complexo. Para nele operar, é importante a existência
de um instrumento que permita visualizar de forma integrada os diversos elementos
que interagem entre si nesse ambiente de negócios, facilite a sua compreensão e dê
apoio à tomada de decisões e à elaboração de estratégias que agreguem valor às
empresas que aí realizam as suas transações. A necessidade desse instrumento deu
origem à criação de um modelo genérico do inter-relacionamento entre empresas e
instituições para o ambiente de negócios B2B, objeto dessa tese. A esse modelo foi
dado o nome de Modelo Global B2B. Entre os diversos tipos de organizações que
aí coexistem, podem ser citadas: as que intermediam transações entre consumidores
e fornecedores de bens e serviços – e-marketplaces, empresas prestadoras de
serviços relacionados à tecnologia, ao marketing, à área legal, à área financeira e
empresas dedicadas à logística e transporte. A parceria com as prestadoras de
serviço possibilita às demais empresas terem ao seu encargo somente as atribuições
diretamente relacionadas ao seu negócio, tornando-as muito mais ágeis e capazes de
se adaptarem com mais facilidade às mudanças freqüentes e enfrentarem as
incertezas presentes nesse ambiente virtual. Na elaboração do Modelo Global do
B2B, usaram-se conceitos extraídos das Teorias de Sistemas, de Redes, de
Corporação Virtual e de Cadeias de Suprimento. Ao se usar a Teoria de Sistemas,
procurou-se visualizar as organizações que atuam no ambiente B2B como sendo
partes de um sistema e não elementos isolados, já que algumas de suas propriedades
só podem ser tratadas adequadamente se estudadas de uma forma holística. O
ambiente B2B foi analisado, também, como uma rede complexa, cujos componentes
se apóiam mutuamente com o objetivo de enfrentarem a crescente dependência
tecnológica e a necessidade de desenvolver e adaptar suas ofertas às exigências
cada vez mais específicas desse mercado. As Teorias relativas a Corporações
Virtuais e a Cadeia de Suprimento contribuíram para um melhor entendimento dos conceitos relacionados a Mercados Virtuais e ao fluxo de produtos do fornecedor ao
consumidor final, nesse novo ambiente de negócios. Como aplicações práticas do
modelo, são apresentados: a análise do Canal Cliente da Petrobrás, um dos maiores
portais B2B do mundo em volume de transações, e o uso do modelo como suporte
para o estudo de opções reais em empresas voltadas para o B2B. No caso do Canal
Cliente, é mostrada a relevância do modelo para a compreensão e caracterização do
relacionamento entre as entidades que aí interagem, tendo sido usada a metodologia
Soft de Checkland para o entendimento da situação-problema e a formulação de
propostas de projetos desejáveis e culturalmente factíveis, capazes de agregar valor
à atual versão do Canal Cliente. Os resultados dessa aplicação serviram para
demonstrar a aderência do modelo à realidade, sua contribuição no entendimento de
um caso complexo real e o estabelecimento de estratégias que agregam valor à
empresa.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |
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