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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RIO DE JANEIRO NA BELLE ÉPOQUE: UM ESTUDO SOBRE O MODERNO ÉTHOS CARIOCA Autor: FELIPE DOURADO CAURIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58498
Catalogação: 05/04/2022 Liberação: 05/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58498&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58498&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58498
Resumo:
Título: RIO DE JANEIRO NA BELLE ÉPOQUE: UM ESTUDO SOBRE O MODERNO ÉTHOS CARIOCA Autor: FELIPE DOURADO CAURIO
Nº do Conteudo: 58498
Catalogação: 05/04/2022 Liberação: 05/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58498&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58498&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58498
Resumo:
Desde fins do século XIX, por uma série de circunstâncias conexas à
história nacional, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República,
verifica-se na cidade do Rio de Janeiro uma crescente modernização quer seja de
ordem físico/urbanística, quer seja sócio/cultural. Esse processo, embora fosse
perceptível, era também moroso, mas sofre, no entanto, abrupta aceleração no
início do século XX com as reformas urbanas popularmente apelidadas de BotaAbaixo (1903 – 1906), implicando na transformação material do Centro da cidade
e na catalisação da maturação social que já estava em curso. Esse momento
agitado que inaugura a breve e tropical Belle Époque do Rio de Janeiro infunde
profunda perturbação na sensibilidade da sociedade carioca levando-a a uma série
de rearranjos internos que tanto galvanizaram na percepção do senso comum a
sensação de que a história da cidade se divide em duas, quanto estabeleceram os
marcos estéticos e comportamentais que passaram a definir o jeito de ser do
carioca tornando este último, por mais variado que seja nas suas múltiplas
apresentações, um tipo. A presente dissertação é o registro de nossos esforços de
pesquisa para o entendimento das continuidades e descontinuidades históricas e
culturais que concorreram, na ambiência físico/social da cidade do Rio de Janeiro,
para a forja da versão moderna de seu éthos, num recorte que compreende as suas
origens no século XIX e, sobretudo, os efeitos subjetivos e culturais que afetaram
a população carioca, desde a reforma urbana até o início dos anos de 1920.
Década em que o Rio perde a hegemonia sobre a concepção de modernidade que
virtualmente dominaria o Brasil, com a entrada de São Paulo como outro agente
da modernidade em âmbito nacional em 1922. Como discussão de fundo,
contemplamos também as eventuais influências que, subliminarmente, a
mentalidade urbanística do século XVII e o éthos barroco possam ter exercido em
alguns níveis tanto na concepção do espaço físico carioca, como na constituição
do espírito dos seus cidadãos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |