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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS LITERATURAS INFANTIS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS COMO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO E CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: JOICE DA SILVA PEDRO OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58244
Catalogação: 24/03/2022 Liberação: 24/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58244&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58244&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58244
Resumo:
Título: AS LITERATURAS INFANTIS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS COMO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO E CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: JOICE DA SILVA PEDRO OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 58244
Catalogação: 24/03/2022 Liberação: 24/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58244&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58244&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58244
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo compreender como as literaturas
infantis africanas e afro-brasileiras podem contribuir para o desenvolvimento da
educação étnico-racial, o letramento racial crítico e a construção das identidades
étnico-raciais dos alunos na educação infantil. Realizou-se uma pesquisa
qualitativa, que se desenvolveu em duas etapas: entrevistas semiestruturadas
individuais com 10 professoras e análise de 6 livros de literatura infantil sugeridos
pelas participantes do estudo. As docentes atuam na educação infantil, das redes
pública e privada de ensino, de municípios da Baixada Fluminense e do município
do Rio de Janeiro. As obras literárias foram escritas após a promulgação da Lei
1.0639/03, apresentam personagens femininas negras como protagonistas,
abordam como tema central a identidade racial negra e contribuem para o
(re)conhecimento e a valorização racial da criança negra. Os dados foram
coletados a partir de encontros virtuais, que aconteceram de maneira síncrona, em
agosto de 2021. Adotou-se a estratégia metodológica de bola de neve. Os
resultados apontaram que a perspectiva antirracista está presente na maneira como
as professoras se situam e promovem a educação para as relações étnico-raciais e
indicaram que são possíveis diálogos em sala de aula que promovam o letramento
racial crítico, a partir do uso de livros de literatura infantil. As narrativas das
educadoras evidenciaram que as obras literárias, ao tratarem de temáticas da
história e culturas afrodescendentes e apresentarem personagens negras
protagonistas e imagens que valorizam e dão visibilidade à identidade étnicoracial, contribuem para o (re)conhecimento racial das crianças negras, o seu
processo de construção identitária e sua autoestima de maneira positiva. Nessa
perspectiva, ressalta-se a importância do uso de literatura infantil africana e afrobrasileira como instrumento facilitador para promover diálogos sobre raça em
turmas da educação infantil, possibilitando, assim, que diferentes grupos
socioculturais se reconheçam e se relacionem de maneira harmoniosa e respeitosa.
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