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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DITADURA MILITAR E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ANTE O NEGACIONISMO HISTÓRICO Autor: ANA CAROLINE DA SILVA L BREVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57863
Catalogação: 14/03/2022 Liberação: 14/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57863&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57863&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57863
Resumo:
Título: DITADURA MILITAR E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ANTE O NEGACIONISMO HISTÓRICO Autor: ANA CAROLINE DA SILVA L BREVES
Nº do Conteudo: 57863
Catalogação: 14/03/2022 Liberação: 14/03/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57863&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57863&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57863
Resumo:
A disseminação de ideias negacionistas a respeito da ditadura militar tomou
uma grande proporção nos últimos anos. Impulsionada pelo alto número de acesso
de usuários à internet e também pelo uso frequente das redes sociais, essas ideias
têm sido altamente difundidas e propagadas por meio de um grande número de
seguidores e com alcance de um público cada vez maior. Nesse contexto em que o
negacionismo se mostra crescente, é importante olhar para esse fenômeno a fim
entendê-lo e buscar estratégias de enfrentamento dentro dos parâmetros da
educação. Sendo assim, esta pesquisa procurou compreender e propor caminhos
possíveis para o ensino da ditadura militar no Brasil no contexto do ensino básico
mediante o uso de fontes em sala de aula. Procurou-se fomentar a reflexão sobre a
utilização de fontes históricas como estratégia de ensino, especificamente por meio
dos documentos e relatórios disponibilizados no site
(http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/) da Comissão Nacional da Verdade (CNV)
como forma de pensar e fortalecer o estado democrático de direito e também de
combater as fake news e o negacionismo. O estudo procura contribuir para o
pensamento crítico sobre as formas possíveis de utilização das fontes
disponibilizadas pela CNV que podem contribuir para o ensino da ditadura militar
no Brasil. Para isso foram propostas sequências didáticas baseadas nos relatórios
produzidos pela CNV que podem ser utilizadas nas aulas de história pelo professor.
Desse modo, esta dissertação de mestrado pretende pensar como estabelecer uma
relação entre os documentos acima mencionados no período da ditadura militar com
o ensino de história de maneira a construir conhecimento e auxiliar na
aprendizagem dos alunos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |