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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 5770
Catalogação: 10/12/2004 Liberação: 10/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770&idi=2
Resumo:
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Nº do Conteudo: 5770
Catalogação: 10/12/2004 Liberação: 10/12/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770&idi=2
Resumo:
Este texto pretende socializar a experiência de formação
continuada dos professores dos cursos de graduação da
Universidade Católica de Pernambuco, consolidada no
PRODOCENTE - Programa de Desenvolvimento
Docente da Pró-reitoria de Graduação e Extensão, coordenado
pelo Departamento de Educação, focalizando, especialmente,
a Oficina Pedagógica sobre Planejamento de Ensino. Todo o
trabalho foi inspirado na concepção de formação continuada
como um processo que tem por objetivo abrir
possibilidades para novos momentos de formação pessoal e
profissional, ancorada e mobilizada pela experiência de
vida e pela identidade do professor, numa perspectiva
dialógica entre o individual e o coletivo. Nessa
perspectiva, a formação continuada dos mencionados
professores foi entendida como condição de trabalho, como
um processo que pode ser concretizado mediante
ações que possibilitem a troca de saberes, a realização de
inovações e tenham como fulcro a experiência docente. A
Oficina Pedagógica Planejamento de Ensino constituiu-se uma
alternativa didática que envolveu as seguintes ações:
descrição da prática de planejamento vivida pelos
participantes, explicação e compreensão dessa prática
mediatizada pelos estudos e elaboração de planos
de ensino. Para os professores, o importante não foi
somente discutir o conteúdo sobre planejamento de ensino,
mas colocá-lo em prática. Serviu, também, para renovar as
expectativas de que, apesar de um contexto adverso,
o ensino bem planejado pode fazer a diferença, para a
maioria dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais
significativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |