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Título: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA POLÍTICA EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO RIO FORMOSO
Autor: MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 5769
Catalogação:  10/12/2004 Liberação: 10/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769&idi=2

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de elaboração do projeto político-pedagógico das escolas do Rio Formoso como elemento basilar para a formulação do diagnóstico educacional do município e referência fundamental para a definição de uma política educacional sistematizada no Plano Municipal de Educação. O ponto de partida para esse processo foi a capacitação da Rede Municipal de Ensino sobre a elaboração do projeto político-pedagógico, segundo a metodologia de planejamento participativo, organizada em três atos: situacional, conceitual e operacional. A vivência desse processo gerou dois produtos com identidades próprias e interrelacionadas: a elaboração do projeto pedagógico das escolas e o delineamento do diagnóstico municipal, do qual emanaram elementos significativos para a formulação de uma política educacional comprometida com a democratização do ensino. Sabe-se que essas sugestões não foram exaustivas no sentido da formulação de uma política educacional para o município, no entanto oferecem contribuições importantes em face do enfrentamento da problemática educacional diagnosticada.

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