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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTERDISCIPLINARIDADE, PARTICIPAÇÃO, COLABORAÇÃO E IMERSÃO: DESIGN E NARRATIVAS MUSEAIS NA CONTEMPORANEIDADE Autor: ANDREA DE LENNHOFF PEREIRA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57468
Catalogação: 21/02/2022 Liberação: 21/02/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57468&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57468&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57468
Resumo:
Título: INTERDISCIPLINARIDADE, PARTICIPAÇÃO, COLABORAÇÃO E IMERSÃO: DESIGN E NARRATIVAS MUSEAIS NA CONTEMPORANEIDADE Autor: ANDREA DE LENNHOFF PEREIRA REIS
Nº do Conteudo: 57468
Catalogação: 21/02/2022 Liberação: 21/02/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57468&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57468&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57468
Resumo:
O objetivo desta tese é refletir sobre as possibilidades narrativas e os desafios que a
cultura digital traz para o diálogo entre os museus e seus públicos, bem como sobre o papel do
Design nesse processo. Partimos do pressuposto de que a cultura digital que permeia a
sociedade contemporânea possui características intrínsecas, que facilitam ao museu como
instituição ganhar importância na formação cultural da população. Novas possibilidades, por
meio das muitas tecnologias disponíveis, intensificam e democratizam sua interação com a
população. No estudo, conceitos de Lévy (1999, 2001), Bauman (2001, 2013), Manovich
(2001, 2008) e Pariser (2012) sobre a contemporaneidade são articulados com pensamentos de
autores dos campos Museal e do Design. O Design é compreendido como uma atividade que,
além da materialização de bens tangíveis, se volta para as possibilidades interativas entre
pessoas e produtos. Da mesma forma, os museus não devem ser compreendidos como espaços
preocupados apenas com a organização, preservação e exposição de artefatos, mas percebidos
como centros disseminadores de informações e estimuladores da construção de um pensamento
crítico, que mantêm relações com o contexto social no qual estão inseridos. Um mapeamento
de tendências e desafios na adoção de tecnologias digitais em museus é elaborado. Para
relacionar a fundamentação teórica com a vivência prática, uma pesquisa de campo é realizada,
com a utilização de diferentes recursos metodológicos. As perspectivas de profissionais que
atuam em museus foram coletadas por meio de entrevistas; e a elaboração e a avaliação pelo
público de um experimento em realidade virtual, por meio de um questionário. O experimento
se concentrou na reconstrução digital e visualização em 3D de uma múmia da coleção egípcia
do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruída no incêndio ocorrido na sede da instituição em
2018. Os resultados da avaliação, realizada com 153 usuários, indicam que novas formas
narrativas contribuem para uma ampliação do diálogo entre os museus e seus públicos,
potencializam a fruição de seus acervos e auxiliam na democratização do acesso ao
conhecimento. O experimento evidenciou que experiências significativas mediadas por
tecnologias representam desafios complexos que demandam um trabalho colaborativo entre
instituições e equipes interdisciplinares. Os resultados apontam também que para que as
tecnologias digitais sejam adotadas em todo o seu potencial, é preciso unir estratégias de criação e
comunicação inovadoras, com investimentos contínuos na formação tecnológica de equipes, em
equipamentos e em gestão. Nesse processo, o papel do Design se torna fundamental para criar
condições favoráveis para que as relações entre os públicos e os acervos sejam potencializadas. As
entrevistas mostraram também que o potencial do Design é ainda pouco utilizado nas equipes
internas dos museus, e que a interação Design-Museus tem muito a ser explorada. A pandemia de
covid-19 intensificou a comunicação digital de grande parte dos museus com os públicos,
acelerando o processo de adoção de tecnologias digitais nessas instituições.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |