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Coleção Digital
Título: O HORROR DA CONDIÇÃO HUMANA, EM SEU ESTADO DE CONFINAMENTO E SOLIDÃO, NA PINTURA DE FRANCIS BACON Autor: ANGELA FLEURY DA FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
OVIDIO DE ABREU FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57305
Catalogação: 04/02/2022 Liberação: 04/02/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57305&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57305
Resumo:
Título: O HORROR DA CONDIÇÃO HUMANA, EM SEU ESTADO DE CONFINAMENTO E SOLIDÃO, NA PINTURA DE FRANCIS BACON Autor: ANGELA FLEURY DA FONSECA
Nº do Conteudo: 57305
Catalogação: 04/02/2022 Liberação: 04/02/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57305&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57305
Resumo:
O objetivo desta monografia - O horror da condição humana, em seu estado de confinamento e solidão, na pintura de Francis Bacon - é desafiar a dificuldade que é falar sobre a pintura de Francis Bacon. Procurar entender a pintura do artista, não como uma tentativa de passar uma mensagem, mas como a incansável busca de uma sensação. Pesquisar uma pintura que não está interessada na beleza das cores e das formas, mas que paradoxalmente nos faz sentir a beleza da força dos claros e dos escuros retorcidos e deformados. Procurar entender a construção das imagens como um processo inconsciente e irracional que busca atingir o sistema nervoso de quem pinta e de quem observa. Viajar através das obras de Bacon e encarar uma verdade, como quem encara um precipício, como quem encara o que está oculto, como quem encara aquilo que não se quer ver. Pesquisar a pintura de Francis Bacon, olhar o abismo e ter vertigens.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |