XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROCESSAMENTO DE COMENTÁRIOS DE PESQUISAS DE CURSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Autor: HAYDÉE GUILLOT JIMÉNEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO ANTONIO CASANOVA - ORIENTADOR
ANNA CAROLINA FINAMORE DO COUTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57003
Catalogação: 10/01/2022 Liberação: 01/12/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57003&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57003&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57003
Resumo:
Título: PROCESSAMENTO DE COMENTÁRIOS DE PESQUISAS DE CURSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Autor: HAYDÉE GUILLOT JIMÉNEZ
ANNA CAROLINA FINAMORE DO COUTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57003
Catalogação: 10/01/2022 Liberação: 01/12/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57003&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57003&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57003
Resumo:
A avaliação sistemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) fornece à sua administração um feedback valioso sobre vários aspectos da vida acadêmica, como a reputação da instituição e o desempenho individual do corpo docente. Em particular, as pesquisas com alunos são uma fonte de informação de primeira mão que ajuda a avaliar o desempenho do professor e a adequação do curso. Os objetivos principais desta tese são criar e avaliar modelos de análise de sentimento dos comentários dos alunos e estratégias para resumir os comentários dos alunos. A tese primeiro descreve duas abordagens
para classificar a polaridade dos comentários dos alunos, ou seja, se eles são positivos, negativos ou neutros. A primeira abordagem depende de um dicionário criado manualmente que lista os termos que representam o sentimento a ser detectado nos comentários dos alunos. A segunda abordagem adota um
modelo de representação de linguagem, que não depende de um dicionário criado manualmente, mas requer algum conjunto de teste anotado manualmente. Os resultados indicaram que a primeira abordagem superou uma ferramenta de linha de base e que a segunda abordagem obteve um desempenho muito
bom, mesmo quando o conjunto de comentários anotados manualmente é pequeno.
A tese então explora várias estratégias para resumir um conjunto de comentários com interpretações semelhantes. O desafio está em resumir um conjunto de pequenas frases, escritas por pessoas diferentes, que podem transmitir ideias repetidas. Como estratégias, a tese testou Market Basket Analysis,
Topic Models, Text Similarity, TextRank e Entailment, adotando um método de inspeção humana para avaliar os resultados obtidos, uma vez que as métricas tradicionais de sumarização de textos se mostraram inadequadas. Os resultados sugerem que o agrupamento combinado com a estratégia baseada
em centróide atinge os melhores resultados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |