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Coleção Digital
Título: QUANDO O MUSEU É UMA LUTA: A CRIAÇÃO DO MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE E DO MUSEU DAS REMOÇÕES Autor: GLEYCE KELLY MACIEL HEITOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56846
Catalogação: 30/12/2021 Liberação: 30/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56846
Resumo:
Título: QUANDO O MUSEU É UMA LUTA: A CRIAÇÃO DO MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE E DO MUSEU DAS REMOÇÕES Autor: GLEYCE KELLY MACIEL HEITOR
Nº do Conteudo: 56846
Catalogação: 30/12/2021 Liberação: 30/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56846
Resumo:
A tese analisa a criação do Museu da Beira da Linha do Coque (PE) e do Museu as Remoções (RJ) nas intersecções entre as políticas de cidade, políticas culturais e políticas de segurança pública, implementadas entre os anos 2009 e 2016, período do recrudescimento de ações de remoções e despejos no Brasil, devido a
preparação do país para os eventos esportivos de porte internacional, a saber: a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016). Partiu-se da hipótese de que os dois museus provocam uma mudança de perspectiva no cenário das práticas museológicas contemporâneas, já que comparados à outras
experiências de/nas favelas, se distinguem por serem mais do que museus dedicados a tematizar a luta, uma forma de lutar a qual essas comunidades deram o nome museu.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |