XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AS ORIGENS HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO: FERROVIAS, ELITES AGRÁRIAS, E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL Autor: PEDRO AMERICO DE ALMEIDA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56538
Catalogação: 13/12/2021 Liberação: 13/12/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56538
Resumo:
Título: AS ORIGENS HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO: FERROVIAS, ELITES AGRÁRIAS, E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL Autor: PEDRO AMERICO DE ALMEIDA FERREIRA
Nº do Conteudo: 56538
Catalogação: 13/12/2021 Liberação: 13/12/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56538
Resumo:
Esta tese explora o impacto da infraestrutura de transporte sobre desenvolvimento
econômico e os efeitos do poder político das elites agrárias no
investimento em educação. O primeiro capítulo documenta o impacto da rede
ferroviária brasileira na transformação estrutural da economia entre o final do
século XIX e meados do século XX. Exploramos a variação induzida pela localização
geográfica, onde municípios próximos às rotas de menor custo estavam
mais propensos a serem conectados ao sistema ferroviário, para identificar
os efeitos causais das ferrovias sobre transformação estrutural. Mostramos
que a expansão da infraestrutura de transporte realoca os trabalhadores da
agricultura para a manufatura. Fornecemos evidências de que a integração do
mercado e a adoção de novas tecnologias pelas empresas manufatureiras são
dois mecanismos importantes que explicam a mudança na estrutura ocupacional
da economia. O segundo capítulo explora a persistência do impacto da
rede ferroviária brasileira no desenvolvimento econômico de longo prazo entre
1950 e 2010. Exploramos a variação induzida pela localização geográfica, onde
municípios próximos às rotas de menor custo tinham maior probabilidade de
estarem conectados ao sistema ferroviário, para identificar os efeitos causais
das ferrovias na atividade econômica. Mostramos que, apesar do declínio da
rede ferroviária pós-1950, o efeito sobre desenvolvimento econômico persistiu
ao longo do tempo. Nossos resultados sugerem que aglomeração e urbanização
foram os principais impulsionadores da persistência da atividade econômica.
No terceiro capítulo, estudamos a relação entre o poder político das elites agrárias
e a disseminação da educação em massa no início do século XX no Brasil.
Utilizamos um novo conjunto de dados sobre a estrutura ocupacional das elites
votantes em 1905 e censos históricos para testar se locais onde mais eleitores
pertenciam à elite agrícola investiam menos em educação. Constatamos que
os municípios com maior participação de eleitores na agricultura têm uma
menor taxa de alfabetização em 1920 e esses efeitos persistem até a década
de 1970. A longo prazo, os municípios com maior participação de eleitores
na agricultura têm menos anos de escolaridade e menor renda per capita.
Apresentamos evidências de que o fornecimento de insumos educacionais é o
principal mecanismo que explica a persistência a longo prazo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |