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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OBRAS DE ARTE PAISAGÍSTICAS À LUZ DA FILOSOFIA DE HEIDEGGER Autor: LARISSA DE AGUIAR BARBOSA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
LIGIA TERESA SARAMAGO PADUA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56174
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56174&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56174&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56174
Resumo:
Título: OBRAS DE ARTE PAISAGÍSTICAS À LUZ DA FILOSOFIA DE HEIDEGGER Autor: LARISSA DE AGUIAR BARBOSA SOARES
LIGIA TERESA SARAMAGO PADUA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56174
Catalogação: 25/11/2021 Liberação: 25/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56174&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56174&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56174
Resumo:
A pesquisa se volta à filosofia de Martin Heidegger para iluminar obras de arte contemporâneas que dizem respeito à paisagem. Embora Heidegger não tenha abordado diretamente este tema, aparecem inúmeras referências à paisagem ao longo de sua obra, seja por meio de metáforas ou desenvolvimento de tópicos
correlatos. Para isso, enfocou-se, especialmente, seus escritos sobre natureza, arte, espaço e o habitar poético. Objetivou-se explorar três questões: a relação entre natureza, arte e paisagem; a elaboração artística da paisagem como uma construção conjunta entre artista e natureza; e, por fim, a construção de uma nova
compreensão espacial da paisagem a partir da obra de arte. Assim sendo, por meio de duas obras paradigmáticas: o Parque do Flamengo (1965), de Roberto Burle Marx e a Spiral Jetty (1970), de Robert Smithson, discutiremos, respectivamente, as duas últimas questões colocadas anteriormente.