XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UM ESTUDO SOBRE DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO Autor: HELENITA MEYER DE MACEDO COELHO
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5479
Catalogação: 16/09/2004 Liberação: 16/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479&idi=2
Resumo:
Título: UM ESTUDO SOBRE DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO Autor: HELENITA MEYER DE MACEDO COELHO
Nº do Conteudo: 5479
Catalogação: 16/09/2004 Liberação: 16/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479&idi=2
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica de
famílias com crianças que apresentam dificuldades de
aprendizagem, em fase de alfabetização. Na fundamentação
teórica, adotamos um enfoque sistêmico, tanto para definir
dinâmica familiar, quanto para tratar das dificuldades de
aprendizagem. Para alcançar nosso objetivo, tomamos, para
investigação, cinco mães, um pai (que compareceu à
entrevista, junto com a esposa), duas professoras e duas
coordenadoras pedagógicas dos dois colégios onde as
crianças estudam; e cinco crianças, formando, no total,
cinco casos ou cinco sistemas familiares. Com as referidas
crianças, usamos a técnica de Desenhos da Família com
Estória (DF-E). Com os pais, as professoras e as
coordenadoras, usamos a entrevista semi-estruturada.
Nossa análise deu-se em dois momentos distintos: uma
análise caso a caso e, no segundo momento, a análise geral
dos casos. Os resultados apontam para uma dinâmica familiar
que se centraliza nos filhos, com a preocupação de promover
o seu bem-estar e valoriza o estudo como meio de
alcançar sucesso na vida. Por outro lado, verificamos a
dificuldade no processo de diferenciação/individuação com
relação aos filhos, traduzida através de mecanismos, como a
superproteção, excesso de zelo, fragilização, excesso de
controle e rigidez, identificações e comparações. Nosso
estudo aponta também para os falsos conhecimentos que
estão por trás dos segredos e mitos, as duplas mensagens,
os mandatos familiares, que se tornam elementos
estruturantes das dinâmicas familiares. Estes fatores
acabam por funcionar como inibidores do sujeito na sua
exploração autônoma, fazendo-nos refletir sobre a sua
influência na aprendizagem. O propósito deste
estudo é oferecer subsídios aos pais e profissionais que
lidam com crianças que têm dificuldades de aprendizagem e
suas famílias, ressaltando a importância do contexto
familiar no desenvolvimento integral do indivíduo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |