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Coleção Digital
Título: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA Autor: BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54451
Catalogação: 31/08/2021 Liberação: 31/08/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451
Resumo:
Título: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA Autor: BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
Nº do Conteudo: 54451
Catalogação: 31/08/2021 Liberação: 31/08/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451
Resumo:
A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de
Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se
a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados,
sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se
relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |