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Avançada


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Título: PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO DE UM CURSO DE PROGRAMAÇÃO
Autor: RODRIGO RICHA MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA ITALA FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54319
Catalogação:  20/08/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54319&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54319&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54319

Resumo:
A gamificação é uma ferramenta poderosa para motivar e engajar estudantes. Utilizando conceitos do behaviorismo e da gamificação, o objetivo do estudo foi realizar uma proposta de gamificação para Curso de programação da empresa TOTI com o intuito de aumentar a motivação e o engajamento de seus alunos, todos imigrantes, em situação de vulnerabilidade. A ideia foi empregar elementos de jogos como recompensas dentro do contexto de um curso para reforçar os comportamentos desejados para que os alunos obtivessem um melhor desempenho. A gamificação é particularmente efetiva no ensino de programação, caracterizada pela desmotivação de seus alunos iniciantes perante a exigência de aprendizagem de pensamentos abstratos e de resolução de problemas de alta complexidade.

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