$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: UMA NOVA SOLUÇÃO PARA CAPACITAR INTERFACES DE LINGUAGEM NATURAL PARA BANCOS DE DADOS (NLIDB) PARA LIDAR COM AGREGAÇÕES
Autor: ALEXANDRE FERREIRA NOVELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO CASANOVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53772
Catalogação:  19/07/2021 Liberação: 19/07/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53772&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53772&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53772

Resumo:
Perguntas e Respostas (Question Answering - QA) é um campo de estudo dedicado à construção de sistemas que respondem automaticamente a perguntas feitas em linguagem natural. A tradução de uma pergunta feita em linguagem natural em uma consulta estruturada (SQL ou SPARQL) em um banco de dados também é conhecida como Interface de Linguagem Natural para Bancos de Dados (Natural Language Interface to Database - NLIDB). Os sistemas NLIDB geralmente não lidam com agregações, que podem ter os seguintes elementos: funções de agregação (como contagem, soma, média, mínimo e máximo), uma cláusula de agrupamento (GROUP BY) e uma cláusula HAVING. No entanto, eles fornecem bons resultados para consultas normais. Esta dissertação aborda a criação de um módulo genérico, para ser utilizado em sistemas NLIDB, que permite a tais sistemas realizar consultas com agregações, desde que os resultados da consulta que o NLIDB retorna sejam, ou possam ser transformados, em um resultado no formato tabular. O trabalho cobre agregações com especificidades como ambiguidades, diferenças de escala de tempo, agregações em atributos múltiplos, o uso de adjetivos superlativos, reconhecimento básico de unidade de medida, agregações em atributos com nomes compostos e subconsultas com funções de agregação aninhadas em até dois níveis.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui