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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM CUBO DE RODA TRASEIRO PARA VEÍCULO MINI-BAJA UTILIZANDO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA Autor: ERIK STRAUSS SENA DOMINGUITO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
MATHEUS HOFFMANN BRITO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53694
Catalogação: 14/07/2021 Liberação: 14/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53694
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM CUBO DE RODA TRASEIRO PARA VEÍCULO MINI-BAJA UTILIZANDO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA Autor: ERIK STRAUSS SENA DOMINGUITO DE OLIVEIRA
MATHEUS HOFFMANN BRITO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53694
Catalogação: 14/07/2021 Liberação: 14/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53694
Resumo:
Este trabalho apresentará diferentes áreas do conhecimento de Engenharia Mecânica, culminando na obtenção de uma geometria otimizada contra escoamento do cubo de roda traseiro de um veículo mini-Baja visando sua implementação no futuro. Primeiramente foi estudado o estado da arte do componente afim de determinar os casos de carga atuantes no componente ao longo de sua utilização e seus requisitos mínimos de projeto. Definidas as solicitações críticas atuantes na peça, foi realizada a aquisição da magnitude das cargas a partir de dados experimentais, modelos computacionais de sistema massa-mola e cálculos analíticos das forças atuantes no veiculo Agama, da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. De posse dos esforços quantificados e das condições de contorno de operação, foi iniciada a etapa de implementação no software Altair Inspire para execução das simulações estruturais e, posteriormente, a otimização topológica do componente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |