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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FAZER SABER: O DISCURSO DA TÉCNICA EM PAULO MENDES DA ROCHA Autor: GREGORIO RAMOS ROSENBUSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53321
Catalogação: 17/06/2021 Liberação: 17/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53321
Resumo:
Título: FAZER SABER: O DISCURSO DA TÉCNICA EM PAULO MENDES DA ROCHA Autor: GREGORIO RAMOS ROSENBUSCH
Nº do Conteudo: 53321
Catalogação: 17/06/2021 Liberação: 17/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53321
Resumo:
A pesquisa tem por objetivo investigar o discurso da técnica do arquiteto
Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928). Primeiramente, mobilizam-se alguns
depoimentos seus da década de 2010, nestes a frase que dispara a pesquisa é a
afirmação de que o objetivo maior da arquitetura é exibir o êxito da técnica.
Esta sentença suscita a análise do primeiro projeto do arquiteto, a cadeira
Paulistano (1956). No discurso de Mendes da Rocha acerca da cadeira, por sua
vez, revelam-se condições de produção num contexto em acentuado processo de
industrialização: a São Paulo da segunda metade da década de 1950. Em meio a
estas transformações, em paralelo à construção de Brasília, a realização da
Paulistano articula, de um lado, a produção da indústria moderna e, de outro lado,
o labor do artífice numa modesta oficina. De tal modo, observamos no discurso de
projeto da Paulistano a passagem da escala privada do mobiliário para a escala da
metrópole. Esta passagem realiza-se efetivamente na carreira do arquiteto com a
construção de seu primeiro edifício, o Ginásio do Paulistano (1958), sobre o qual
também nos detemos, ao mesmo tempo em que levantamos questões sobre
autoridade, autonomia, originalidade e o próprio conceito de técnica, com o apoio
de autores como Richard Sennett, Martin Heidegger e Michel Foucault. Com este
recorte procuramos interrogar o sentido assumido pela técnica no discurso de
Mendes da Rocha, que em exibir e êxito aponta para uma condição de
visibilidade não somente da técnica, mas da necessidade humana a convocá-la e,
em última instância, da própria humanidade.
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NA ÍNTEGRA |