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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS CRIANÇAS NEGRAS DA CASA DE SÃO JOSÉ NO RIO DE JANEIRO (1888-1916): RELAÇÕES RACIAIS NO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO Autor: THAYSA SEGAL CASELI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEFFERSON DA COSTA SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52646
Catalogação: 11/05/2021 Liberação: 11/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52646&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52646&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52646
Resumo:
Título: AS CRIANÇAS NEGRAS DA CASA DE SÃO JOSÉ NO RIO DE JANEIRO (1888-1916): RELAÇÕES RACIAIS NO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO Autor: THAYSA SEGAL CASELI
Nº do Conteudo: 52646
Catalogação: 11/05/2021 Liberação: 11/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52646&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52646&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52646
Resumo:
A historiografia educacional brasileira, em sua vertente tradicional, fez
circular a ideia de que os negros não frequentaram a escola até o século XIX. Esta
pesquisa busca, sobretudo, analisar a relação entre a população negra e a escola,
através das experiências de alunos da Casa de São José. A partir da análise
documental dos registros escolares desta instituição, espaço de profissionalização
no Rio de Janeiro, criado três meses após a Abolição, foi possível verificar o
desenvolvimento do perfil racial dos alunos, que em sua origem contava com uma
representação de alunos negros superior à de brancos. Com base em Mattos
(2013) e Müller (2003) o clareamento percebido na evolução das matrículas, após
a primeira década de funcionamento, foi compreendido por um lado como
estratégia de distanciamento dos estigmas da escravidão, por outro como
branqueamento, em razão da criação de estratégias não anunciadas que impediam
o acesso de pessoas que se distanciavam dos padrões físicos e culturais desejados.
Os pensamentos decoloniais influenciaram as interpretações acerca de tais
práticas universalistas, tendo em vista que o padrão de poder eurocentrado,
construído aos poucos pelos colonizadores e perpetuado mesmo após a
descolonização, era exercido em nome da tentativa de homogeneização cultural,
histórica, social, política, econômica, através de estruturas de controle que
utilizaram a raça como base de classificação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |