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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS PARA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO Autor: LEONARDO LUIS COSTA E SILVA GIORNO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51988
Catalogação: 25/03/2021 Liberação: 25/03/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51988&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51988&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51988
Resumo:
Título: A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS PARA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO Autor: LEONARDO LUIS COSTA E SILVA GIORNO
Nº do Conteudo: 51988
Catalogação: 25/03/2021 Liberação: 25/03/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51988&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51988&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51988
Resumo:
Desde 2008, ano em que a disciplina de Filosofia tornou-se obrigatória nas escolas do Brasil, pesquisadores da área intensificaram seus estudos para o ensino dessa disciplina. Esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que motivam o aluno do Ensino Médio pela disciplina de Filosofia, à luz da Teoria da Autodeterminação. Para tal, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e um questionário, aplicados em uma escola pública e em uma escola privada do Rio de Janeiro, com uma amostra de 12 alunos distribuídos entre o primeiro e o terceiro ano do Ensino Médio. Os instrumentos buscavam averiguar a motivação dos alunos para o estudo de Filosofia no Ensino Médio, comparando sua entrada e sua saída desse segmento. Os dados produzidos sugerem uma forte relação entre a aprendizagem de Filosofia e a motivação intrínseca e reiteram a importância do papel motivacional do professor para o aprendizado do aluno. Este trabalho, tendo apresentado as concepções dos estudantes sobre o conceito de Filosofia e seu ensino, contribui, portanto, para a compreensão dos fatores e contextos que motivam alunos do ensino médio a estudarem Filosofia, fornecendo, assim, pistas para a prática docente e para a elaboração do currículo escolar desse segmento de ensino.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |