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Coleção Digital
Título: SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: UM ESTUDO DO EU NA FALA DE ATENDENTES DE CENTRAIS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO Autor: RITA SIMONE PEREIRA RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5179
Catalogação: 13/07/2004 Liberação: 13/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5179&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5179&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5179
Resumo:
Título: SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: UM ESTUDO DO EU NA FALA DE ATENDENTES DE CENTRAIS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO Autor: RITA SIMONE PEREIRA RAMOS
Nº do Conteudo: 5179
Catalogação: 13/07/2004 Liberação: 13/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5179&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5179&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5179
Resumo:
Este estudo tem como foco investigar o lugar da dimensão
subjetiva na fala de atendentes de uma Central de
Atendimento Telefônico brasileira. Com base em um
corpus constituído de gravações de atendimentos a clientes
de uma empresa de seguro saúde, busca-se identificar,
através da forma pronominal de 1ª pessoa do singular
eu, (i) como o sistema de transitividade e a estrutura de
modo (Halliday, 1994) manifestam a subjetividade do
atendente e (ii) que papéis o atendente exerce
enquanto falante nesses contextos. O arcabouço teórico
insere-se na perspectiva Sistêmico-Funcional da linguagem
(Halliday, 1994), em interface com conceitos da
Sociolingüística Interacional sobre o formato de produção
do falante (Goffman, [1979] 2002). Esta pesquisa conta,
primeiramente, com uma quantificação das ocorrências do eu
através de um programa de análise lexical (Barlow, 1999),
seguida de uma análise qualitativa dos contextos,
considerando as ações do falanteatendente. Os resultados da
pesquisa evidenciam que, em função de a fala dos
atendentes ser modelada por um script de atendimento
imposto pela empresa, os contextos de ocorrências do eu não
são um espaço para a expressão plena da subjetividade do
atendente. Conclui-se, ainda, que é prioritariamente no
papel de animador que o atendente fala com o cliente para
solucionar os seus problemas.