$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: UMA ABORDAGEM PARA REVISAR ASPECTOS RELACIONADOS À SEGURANÇA EM ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS ÁGEIS DE APLICATIVOS DA WEB
Autor: HUGO RICARDO GUARIN VILLAMIZAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS KALINOWSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51433
Catalogação:  04/02/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51433&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51433&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51433

Resumo:
Os defeitos nas especificações de requisitos podem ter consequências graves durante o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Alguns deles resultam em uma falha geral do projeto devido a características de qualidade incorretas ou ausentes, como segurança. Existem várias preocupações que tornam a segurança difícil de lidar; por exemplo, (1) quando as partes interessadas discutem os requisitos gerais nas reuniões, muitas vezes não estão cientes que também devem discutir tópicos relacionados à segurança. (2) Normalmente as equipes de desenvolvimento não possuem conhecimentos de segurança suficientes. Isto geralmente leva a aspectos de segurança não especificados ou mal definidos. Essas preocupações tornam-se ainda mais desafiadoras em contextos de desenvolvimento ágil, nos quais a documentação leve geralmente está envolvida. O objetivo desta dissertação é projetar e avaliar uma abordagem para suportar a revisão de aspectos relacionados à segurança em especificações de requisitos ágeis de aplicativos web. A abordagem projetada considera estórias de usuário e especificações de segurança como entradas e relaciona essas estórias de usuário a propriedades de segurança através de técnicas de Processamento de Linguagem Natural. Com base nas propriedades de segurança relacionadas, nossa abordagem identifica os requisitos de segurança de alto nível do OWASP (Open Web Application Security Project) a serem verificados e gera uma técnica de leitura focada para dar suporte aos revisores na detecção de defeitos. Avaliamos nossa abordagem rodando dois experimentos controlados. Comparamos a eficácia e a eficiência de inspetores novatos que verificam aspectos de segurança em requisitos ágeis usando nossa técnica de leitura contra o uso da lista completa de requisitos de segurança de alto nível do OWASP. Os resultados (estatisticamente significativos) indicam que o uso da nossa abordagem tem um impacto positivo (com tamanho de efeito muito grande) no desempenho dos inspetores em termos de eficácia e eficiência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui