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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A MOBILIDADE ESPACIAL DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Autor: GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51275
Catalogação: 18/01/2021 Liberação: 18/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51275
Resumo:
Título: A MOBILIDADE ESPACIAL DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Autor: GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA
Nº do Conteudo: 51275
Catalogação: 18/01/2021 Liberação: 18/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51275
Resumo:
A reestruturação produtiva marca, dentre diversos aspectos, a intensificação global
dos fluxos e a ampliação da flexibilização do trabalho. Esse processo atingiu
diferentes setores, inclusive a educação mediante a mercantilização do ensino e a
ascensão do neoliberalismo. Desse modo, assistimos a sucessivos cortes de verbas
para o ensino público, a deterioração do sistema educacional básico, as
modificações na legislação trabalhista que colaboraram para a intensificação da
precarização, atingindo sobretudo os docentes. Assim, a existência de um regimento
legal flexível e de sistemas diferenciados de remuneração e carga horária entre as
esferas administrativas permitiu a categoria o acúmulo de empregos para alcance
de salários razoáveis, o que de um lado mascarou a pauperização do trabalho e de
outro corroborou para o surgimento de diversos problemas de âmbito operacional,
laboral e urbano, como o intenso fluxo espacial pendular interescolas. Nesse
sentido, o objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar a mobilidade dos professores
como parte do processo precarização do trabalho. Desse modo, a pesquisa dividese
em uma tríade: compreender as ações que ocasionam a precarização; entender o
que é a mobilidade e a sua relação com a produção do espaço; mapear a
espacialidade dos fluxos intraurbanos destes indivíduos (casa-escola e interescolas)
apontando sua natureza. Para melhor delimitação do tema optou-se como recorte
empírico os docentes dos anos finais do ensino fundamental e médio que atuam na
Microrregião Metropolitana do Rio de Janeiro, pois além de comportar grande
quantitativo de professores, trata-se de uma área conurbada, constituída de fluxos
pendulares que se relacionam aos arranjos populacionais derivados do processo de
metropolização. Nesse sentido, escolheu-se utilizar diversas fontes estatísticas
disponibilizadas pelo INEP, sobretudo os microdados do Censo Escolar para
compreender a problemática na dimensão macro. Também se optou pela aplicação
de questionário aos docentes para entender a percepção destes indivíduos na esfera
micro, ou seja, do cotidiano.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |