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Coleção Digital
Título: POR UMA HISTÓRIA ORIGINÁRIA: POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA Autor: LEANDRO NEPOMUCENO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51257
Catalogação: 14/01/2021 Liberação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51257
Resumo:
Título: POR UMA HISTÓRIA ORIGINÁRIA: POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA Autor: LEANDRO NEPOMUCENO NUNES
Nº do Conteudo: 51257
Catalogação: 14/01/2021 Liberação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51257&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51257
Resumo:
Esta dissertação traz propostas de atividades para aulas de História no Ensino
Fundamental II, formuladas para ampliar as possibilidades de inserção dos povos
originários indígenas nos conteúdos programáticos de História no Brasil,
contribuindo com os objetivos da lei 11645/08. As atividades foram elaboradas em
consonância com a Base Nacional Curricular Comum e as Orientações Curriculares
da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Analisando as condições
históricas do pensamento eurocêntrico e seus desdobramentos sobre o
conhecimento histórico e o ensino de História, conceitos como História Pública e
Consciência Histórica, e as críticas formuladas a partir de um ponto de vista
decolonial, buscou entender o lugar dos indígenas na Cultura Histórica da
população brasileira. Dialoga com autores que abordaram os processos históricos
dos povos originários de uma maneira não etnocêntrica, e autores que trouxeram
sua perspectiva histórica indígena. Analisa também o currículo sob uma perspectiva
histórica e social, e traça um breve histórico da disciplina História e do ensino de
História no Brasil, e também as leis que surgiram após a Constituição de 1988, que
apontam na direção da construção da BNCC.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |