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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIANE CALLEGARO BORSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50306
Catalogação: 12/11/2020 Liberação: 07/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50306
Resumo:
Título: SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: MILLENA CARDOSO DOS SANTOS DIOGO
Nº do Conteudo: 50306
Catalogação: 12/11/2020 Liberação: 07/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50306&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50306
Resumo:
A presente dissertação de mestrado discute aspectos teóricos e empíricos sobre tais déficits por meio de um estudo de revisão sistemática e um estudo empírico. O primeiro estudo de revisão sistemática, buscou identificar os principais instrumentos psicométricos de avaliação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade utilizados na produção científica brasileira. Foi realizada uma busca na literatura em três bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS e selecionados 22 artigos finais. Os dados sugerem um crescimento sutil no número de estudos, amostras compostas predominantemente por crianças do sexo masculino, a escola como o local de maior condução de coletas de dados, variáveis e comorbidades associadas ao déficit de atenção e hiperatividade e oito instrumentos mais utilizados e adaptados ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscou identificar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, bem como sua relação com outras características comportamentais e sociodemográficas em uma amostra de 386 crianças cariocas (M= 9,46; DP= 1,34). Os dados foram mensurados por meio dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados indicaram correlações positivas entre problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais. Não foram identificadas diferenças entre sexo e problemas emocionais, nem diferença entre escolas públicas e privadas e faixas etárias distintas para nenhum das variáveis. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre o déficit de atenção e hiperatividade e as demais variáveis envolvidas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |